Atravessando o Tempo-Presente | Mastering Alchemy

Atravessando o Tempo-PresenteTem reparado que à medida que os dias vão passando a sua relação com o tempo muda? Acima de tudo parece haver cada vez menos tempo e o pouco que resta está cheio com compromissos e obrigações. Na realidade muitos de nós passamos do passado para o futuro sem vivermos o presente. Saltamos por cima do presente para chegarmos ao futuro, carregando connosco o passado.
 
As viagens de trabalho dão nos uma oportunidade incrível de observarmos a relação que temos com o tempo e onde nos encontramos a cada momento. Já lhe aconteceu ao alugar um carro estar a pensar no caminho para o hotel (futuro) e nesse momento desfocado esquecer-se onde pôs a carta de condução e ter de andar ás voltas à procura? Ou ao fazer o check-in no hotel lembrar-se de uma outra estadia (passado) e perceber que se esqueceu de reservar uma cama de casal?
 
Até nas nossas vidas privadas passamos pelo presente de raspão, andando do passado para o futuro. Ao ver os seus emails tem a sua atenção focada na conversa que teve com o seu companheiro há uma hora atrás? Quando prepara uma refeição está com atenção focada no que está a fazer ou está a pensar que tem de acabar de tratar dos impostos a seguir ao jantar? Manter a atenção no passado ou futuro pode, no mínimo, ser stressante. Demasiada atenção no passado ou no futuro pode causar desequilíbrios no presente bem como na obtenção de sucesso, tranquilidade e bem-estar.

O James participou num seminário do nível 1 em Toronto, no Canadá. Encontrava-se entusiasmado e pronto para fazer mudanças na sua vida. E também não se encontrava em tempo presente. James fez muitas, muitas perguntas. Sem parar. A maioria das suas preocupações e questões eram baseadas em experiencias passadas (lesões de infância, relações falhadas, insatisfação no trabalho) e preocupações acerca do futuro (dinheiro, nova cidade, a sua saúde). Quando eu respondia a uma pergunta ele já tinha mais três prontas para sair. Não ouvia as respostas e tinha a atenção num tempo que não era o presente. Apenas após o relembrar diversas vezes de se enraizar e de o trazer de volta de uma forma suave ao momento presente é que James inspirou e começou a acalmar: “Todas as suas questões vão ser respondidas, prometo. As repostas encontram-se exactamente onde as perguntas foram feitas”. No ultimo dia daquele fim-de-semana James encontrava-se calmo, no seu corpo (sem dores), no presente e a dizer que se sentia calmo como não se sentia há muito tempo.

O presente é o único lugar onde podemos criar com sucesso, seja criar um dia na praia ou uma reunião de negócios. O nosso corpo encontra-se no presente, aqui e agora. Manter a atenção em conjunção com o corpo, em vez de no passado ou no futuro, proporciona uma saúde melhor, bem-estar, sucesso e boa disposição. A única forma de resolver um problema é no presente. Quando não sabíamos onde estava a nossa carta de condução no aeroporto, o único lugar de onde vamos saber como actuar é de um enraizado momento presente.

Ferramenta de Auto-Ajuda

Antes de se encontrar no pico de uma situação de stress pratique as suas ferramentas. Se praticar quando não as precisa vai tê-las na ponta dos dedos quando precisar delas. Experimente perguntar a si próprio uma destas três questões o maior numero de vezes possível por dia como uma forma óptima de verificar em que tempo se encontra:

"Em que é que eu estou a pensar neste momento?” (ir às compras, a reunião que acabei de ter, o meu filho que está em casa)

“Onde estou eu?” - Passado, futuro ou presente? No meu corpo?

"Como cheguei aqui?” Tente traçar a linha de pensamento (o inconsciente?) que o levou até lá.

Perguntar a si próprio estas três questões vai trazer a sua atenção e energia de volta ao poderoso momento presente que é de onde flui a facilidade e o sucesso.

O Cordão de Enraizamento e o Centro da Cabeça também são ferramentes que podem ajudar muito.

Por Jim Self